Resumo da carta de pero Vaz de caminha

Porto Seguro, 1 de maio de 1500.
A Carta de Pero Vaz de Caminha enviada para o Rei Dom Manuel, detalha o descobrimento do Brasil, falando sobre as riquezas, os habitantes, como foi a chegado dos europeus e o primeiro contato com os índios, animais, vegetação e o clima. Com o compromisso de informar com o máximo possível de detalhes a Coroa Portuguesa, prestando a atenção nos mínimos detalhes.
A Carta que dá um primeiro olhar do Brasil para o mundo europeu foi escrita como se fosse um diário, comporta por 103 parágrafos e feita em 27 páginas. E foi publicada em 1817, pelo Padre Manuel Aires de Casal em sua “Corografia Brasílica”. 
Na Carta quem está escrevendo pede desculpas pela sua ignorância, o que deixa bem claro a hierarquia ali presente, justifica então que escreverá o que ele está vendo. Conta de uma maneira muito breve a navegação, e também sobre o momento em que eles veem a terra, o Monte Pascoal e terra de Vera Cruz, assim chamados pelo Capitão. O desembarque, o momento em que eles avistam os habitantes nus. A descrição sobre os indígenas é bastante detalhista, deixando claro que o que mais impressiona é a nudez e a inocência. O contato com os índios é descrita como pacífica, com troca de arco e setas por espelhos e carapuças. Os hábitos, a cultura, a caracterização, as pinturas, a alimentação, os trajes e o comportamento mostrava muito claro a diferença entre índios e portugueses.

A Primeira Missa realizada no Brasil foi rezada pelo Frei Henrique. A crença religiosa dos lusitanos era o Catolicismo e por isso foi feita uma Cruz, que para os índios não tinha nenhum significado, entretanto eles  estavam mais interessados nas ferramentas, do que no símbolo que ela representa. Descreve também as praias, o litoral, as palmeiras, os animais, as aves, os camarões e a vegetação. Narrando todos os dias de convívio com os índios, as visitas dos nativos ao navio e as dos degradados as aldeias. E então, relata que alguns homens fugiram e iam permanecer ali, então ele relata a partida. Elogia as águas, terra e diz não saber sobre a existência de ouro ou prata. Ainda aconselha a salvas os índios, acrescentando a eles fé e intercede pelo genro, Jorge Osório pedindo sua volta da Ilha de São Tomé. Despede-se e coloca local e data ao fim da carta, assinando seu nome.

A Carta de pero Vaz foi escrita com muitos detalhes e cheia das impressões do autor. A Carta é a Certidão de Nascimento do Brasil, e é o gênero textual mais popular na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da Postagem ou ficou com alguma duvida? Coloque aqui sua sugestão, dúvida ou agradecimento pela postagem.

Lembre-se:
* Qualquer comentário considerado ofensivo ou inadequado será imediatamente excluído!
*Não divulgue outros blogs ou páginas nos comentários

Edson