Eletrização por Atrito, Contato e Indução

     O processo no qual um corpo adquire certa carga elétrica é chamado de eletrização. A  eletrização pode acontecer de três modos: por atrito; por Contato; ou por indução. Estes serão detalhados a seguir. 

Vale ressaltar que um corpo apenas pode ter alteração de carga elétrica negativa, isto pois, somente é possível a movimentação elétrons, podendo um corpo sofrer perda ou ganho de elétrons. Para que houvesse uma alteração de carga positiva, os prótons precisariam migrar de um corpo para outro, o que não é possível, levando em consideração o fato deles estarem localizados dentro do núcleo, e não ao seu redor, tal como o elétron. Leia mais aqui


    Apesar dos prótons estarem localizados dentro do núcleo, isso não quer dizer que eles ficarão fixos lá para sempre, eles podem ser deslocar, em um processo conhecido como "Fissão Nuclear". Como o nome já indica, trata-se de romper (fazer uma fissura) no núcleo de um átomo e assim liberar a movimentação dos Prótons 'para fora'. Entretanto esse processo é muito mais complexo do que uma simples movimentação de Elétrons, por isso, de maneira geral, podemos afirmar que Prótons nunca se movem entre corpos, esse afirmação somente ficará inválida em estudos na área de Física Nuclear, ou em exercícios específicos, mas nesses casos é necessário que o enunciado diga claramente. 

Quando um corpo inicialmente neutro (ou seja, possui a mesma quantidade de Prótons e Elétrons) ganha Elétrons, ele passa a ficar eletrizado negativamente. Este acontecimento se deve ao fato do número de Elétrons (carga negativa) ter se tornado maior do que o número de Prótons. O mesmo é válido para o caso contrário, se um corpo perder Elétrons, o número de Prótons ficará maior do que o número de Elétrons, então, pode-se dizer que este corpo está eletrizado positivamente. 

Resumindo: Se um corpo está carregado positivamente, é porque antes ele estava neutro e perdeu Elétrons, ficando assim com um número maior de Prótons (Não que ele tenha ganhado Prótons). 
Se um corpo está carregado negativamente, é porque ele estava neutro e ganhou Elétrons.

Eletrização por atrito

     Se dois corpos inicialmente neutros forem atritados, isto é, se eles forem postos em contato direto, ao mesmo tempo em que movidos, gerando fricção, eles passarão a apresentar propriedades elétricas. Esses corpos então foram Eletrizados por Atrito.

Na eletrização por atrito, os corpos atritados ficam com cargas elétricas opostas, ou seja, um corpo fica 'Positivo' e o outro 'Negativo'. Isto acontece porque nesse tipo de eletrização os elétrons são transferidos direta e unicamente de um para o outro. 


- Observem nesse caso, dois corpos neutros (Carga 0), são colocados em contato.


Então, esses corpos são atritados e depois separados.

Assim, se um corpo perdeu 5 Elétrons e ficou com carga +5, o outro obrigatoriamente ganhou 5 Elétrons e por isso ficou com carga -5. 




Um exemplo bem prático, visto diariamente, é notado ao viajar de carro em um dia seco. O ar, em contato com a lataria do carro, em movimento, pelo atrito acaba eletrizando-a, transferindo Elétrons. Um passageiro pode, ao tocar a lataria do carro, levar um pequeno choque.

Eletrização por contato

Nesse tipo de eletrização, dois corpos são colocados em contato, porém diferentemente do caso anterior, não pode haver movimento entre eles. 
Também diferente do anterior, após o final desse processo, os corpos ficam com a mesma carga elétrica. Mas, apenas se os corpos forem exatamente idênticos. Eles podem ser feitos de materiais diferentes, e isso afetaria a condução entre eles.
 
- Tendo dois corpos, de mesmo tamanho e feitos do mesmo material, um eletrizado positivamente (+2) e outro neutro (0). 


Quando estes são postos em contato, as cargas positivas excedentes do corpo positivo irão atrair as cargas negativas do outro corpo. Quando eles são separados ao final do processo, é possível notar que o segundo corpo perdeu Elétrons, ficando assim, com carga positiva. 



Como visto anteriormente, a carga final dos copos ficou igual. Outro detalhe que se pode perceber é que a soma das cargas ficou a mesma.
Antes do contato: 
+2, 0 (Valores das cargas)

+2 + 0 
= +2
Depois do contato: +1, +1
+1 + 1 
= +2

Assim, podemos perceber que esse processo somente acontece se os corpos tiverem cargas iniciais diferentes, pois é justamente essa diferença que possibilita o movimento dos Elétrons, novamente comparando com o caso anterior, onde era é possível a troca de carga, mesmo com corpos de cargas iguais. 

Eletrização por indução

Neste último processo, consiste em alterar a carga de um ou mais corpos sem o contato entre eles. 

- Tendo dois corpos, um deles positivo e o outro neutro. Estes são postos próximos um ao outro, porém sem haver contato entre eles.


Essa aproximação, fará com que as cargas positivas de um corpo atraiam as cargas negativas do outro. (Isso acontece já que cargas positivas atraem cargas negativas, como foi explicado aqui)




Se aterrarmos o corpo inicialmente neutro, as cargas elétricas negativas do chão irão para o corpo. 





Ao retirar a conexão com o chão, e afastar os dois corpos, o processo estará finalizado. 



O corpo inicialmente neutro agora ficou negativo.


É importante notar que nesse caso, houve um aumento de carga em um dos corpos, entretanto não houve variação nenhuma no outro corpo (Ele estava positivo desde o começo do processo, e terminou assim). Elétrons foram adicionados no corpo inicialmente neutro, através do contato com o solo/chão.


Nesse processo de eletrização, é possível fazer o contrário  do que foi feito. Da mesma forma que Elétrons foram induzidos a 'entrar' em um corpo, poderíamos faze-los sair e serem conduzidos através do fio para o solo/chão. Nesse caso, bastava trocar a carga do outro corpo. No exemplo acima, ele era positivo, por isso o neutro recebeu Elétrons. Ao substituir o corpo por um negativo, o neutro perderia Elétrons e assim, ficaria ao final do processo positivo.

Um comentário:

Gostou da Postagem ou ficou com alguma duvida? Coloque aqui sua sugestão, dúvida ou agradecimento pela postagem.

Lembre-se:
* Qualquer comentário considerado ofensivo ou inadequado será imediatamente excluído!
*Não divulgue outros blogs ou páginas nos comentários

Edson