Machado de Assis

Jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, (Rio de Janeiro, RJ 21/07/1839--- Rio de Janeiro 29/09/1908.Fundador da Academia Brasileira de Letras, e também foi seu presidente por um tempo, e a academia passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.

Filho do operário Francisco José de Assis e de Maria Leopoldina Machado de Assis, perdeu a mãe muito cedo. Foi criado no morro do Livramento. Sem ter como estudar em alguma escola, estudou como pôde e, em 1854, com 15 anos incompletos, publicou o primeiro trabalho literário, o soneto "À Ilma. Sra. D.P.J.A.". Em 1856, entrou para a Imprensa Nacional, como aprendiz de tipógrafo, e lá conheceu Manuel Antônio de Almeida, que se tornou seu protetor. Em 1858, era revisor e colaborador no Correio Mercantil e, em 60, a convite de Quintino Bocaiúva, passou a pertencer à redação do Diário do Rio de Janeiro. Escrevia regularmente também para a revista O Espelho, onde estreou como crítico teatral, a Semana Ilustrada e o Jornal das Famílias, no qual publicou de preferência contos.

Seu primeiro livro de poesias, Crisálidas, saiu em 1864;Após a morte de Faustino Xavier de Novais, Machado de Assis se casou com a sua irmã, Carolina Augusta Xavier de Novais. Em 1873 o escritor foi nomeado primeiro oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, iniciando assim a carreira de burocrata que lhe seria até o fim o meio principal de sobrevivência. Em 1874,publica em O Globo (jornal de Quintino Bocaiúva), o romance A mão e a luva

Em 1881 saiu o livro que deu à carreira literária do autor um novo rumo o livro é Memórias póstumas de Brás Cubas, publicado em 1880. 

Do grupo de intelectuais que se reunia na Redação da Revista, que ele fazia parte publicando contos e histórias, e principalmente de Lúcio de Mendonça, partiu a idéia da criação da Academia Brasileira de Letras, projeto que Machado de Assis apoiou desde o início. Comparecia às reuniões preparatórias e, no dia 28 de janeiro de 1897, quando se instalou a Academia, foi eleito presidente da instituição, à qual ele se devotou até o fim da vida.
A obra de Machado de Assis abrange, praticamente, todos os gêneros literários. Na poesia, inicia com o romantismo de Crisálidas (1864) e Falenas (1870), passando pelo Indianismo em Americanas (1875), e o parnasianismo em Ocidentais (1901). Paralelamente, apareciam as coletâneas de Contos fluminenses (1870) e Histórias da meia-noite (1873); os romances Ressurreição (1872), A mão e a luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878), considerados como pertencentes ao seu período romântico. 
Depois dessas obras ele entrou em uma fase onde seus livros não participavam de nenhuma escola literária e que o tornaram o escritor maior das letras brasileiras e um dos maiores autores da literatura de língua portuguesa.

Um comentário:

Gostou da Postagem ou ficou com alguma duvida? Coloque aqui sua sugestão, dúvida ou agradecimento pela postagem.

Lembre-se:
* Qualquer comentário considerado ofensivo ou inadequado será imediatamente excluído!
*Não divulgue outros blogs ou páginas nos comentários

Edson