Generos textuais

Os 10 temas que são os mais cotados a cair em redações de vestibular são os listados abaixo.

* Artigo de opinião;

Carta de reclamação;
Carta do leitor;
Notícia;
Relato;
* Reportagem;
Resposta argumentativa;
Resposta interpretativa;
Resumo;
Texto instrucional;



- Continuem lendo as dicas aqui em baixo, logo apos clicar em "Mais Informações"



   Artigo de Opinião 

Presente em jornal, ou revista. Traz a interpretação de seu autor sobre um fato ou tema variado.

Para fazer um bom artigo de opinião você deve seguir alguns passos:

- Colocar um título criativo, disposto na primeira linha;

- Divida em parágrafos, mas nunca use exatamente 3, para que não seja confundido com uma dissertação;

- Esse tipo de texto permite coloquialidade e pessoalidade (Expressões, ou marcas de conversação. Não precisa ser um texto extremamente formal);

- A tese deve ficar explicita e ser comprovada com argumentos coerentes;

- O uso de figuras de linguagem, de ironia e de pontuação diferenciada revelam as marcas autorais;

- E o mais importante faça uma introdução criativa, por meio de perguntas, de citações ou de ditados. De modo algum comece seu artigo com estruturas engessadas, típicas da dissertação.






Carta de Reclamação

É enviada com a finalidade de reclamar de algo (de um serviço ou sobre um produto adquirido que apresenta defeito).

Possui as mesmas marcações textuais das outras cartas argumentativas, ou seja, estas informações podem ser utilizadas na elaboração de outros tipos de 'Cartas' (tais como Carta do leitor, Carta ao leitor, Carta de Solicitação, Carta aberta).

Para se fazer uma boa carta de reclamação você deve seguir o seguinte modelo:

Local, data;
Vocativo, contextualização (qual seu objetivo? do que reclama?) e o objetivo da carta (o que pretende com a carta) + tema;
Argumentação, explicação e comprovação;
Reforço do objetivo da carta;
Despedida,
Assinatura.

Ex:
São Paulo, setembro de 2010.                          (Local, data)
Caro presidente da Empresa "Eletronicos S.A.", envio esta carta de reclamação pois recentemente estava ......                                                             (Vocativo, contextualização)
Tendo em vista os argumentos, gostaria de pedir então que fosse ....       (Argumentação, explicação e comprovação; Reforço do objetivo da carta)
Desde já, agradeço pela oportunidade, ....              (Despedida)
Edson.                               (Assinatura) **



Interessante ressaltar que alguns detalhes do modelo descrito acima podem ser alterados pelo comando, ou seja, o enunciado que solicita a redação, pode pedir alguns itens que devem ser incorporados ao texto. Alguns casos marcantes que podem ser citados, como um comando que pediu que a carta fosse enviado de uma cidade da Inglaterra, portanto a primeira linha do exemplo acima (Local, data) deveria ser alterada para atender o comando. Outro caso, pode ser descrito qual foi a empresa ou pessoa para o qual a carta de reclamação será enviada, nesses casos deve-se adequar o vocativo à pessoa. 



** NÃO se deve assinar qualquer texto em concursos ou vestibulares com seu verdadeiro nome (ou nenhum outro nome fictício inventado pelo candidato), porque este seria um identificador de quem é o candidato, e isso permitiria eventuais fraudes no concurso, o que então implicaria em eliminação do candidato. Nesses casos, ou o enunciado fornecerá nomes que você poderá escolher um deles para utilizar como assinatura, ou use apenas a palavra "Assinatura". 

Exemplo de comando: Você comprou um produto de uma empresa e ele não foi entregue em sua residência após o período estabelecido pela empresa. Assim, você decidiu escrever uma Carta de Reclamação para essa empresa. 
Assine a carta usando um dos seguintes nomes: João, Pedro, José, Maria, Alessandra ou Carolina.


Carta do Leitor

Geralmente é para expressar uma opinião. Circula em jornais e revistas, já que o leitor destas, a envia para manifestar seu ponto de vista sobre o que leu. Não confundir com a Carta ao leitor (esta é enviada PARA o leitor e não do leitor para a revista).

Para fazer uma boa carta do leitor você deve seguir alguns passos:

Necessita de estrutura básica das cartas argumentativas (como descrito no modelo anterior).

Local, data, vocativo.
Objetivo da carta, tema.
Argumentação + explicação + comprovação;
Reforçar o objetivo da carta;
Despedida;
Assinatura.


Notícia

Texto veiculado pela imprensa, resultado de uma atividade jornalística que consiste em adquirir informações sobre algum acontecimento para transformá-lo em noticia. Nesse gênero e na reportagem você se passa por um repórter e, portanto, NÃO pode opinar sobre o fato, apenas pode relatá-lo exatamente "como aconteceu" (Que no caso pode ser inventado pelo autor, ou pode ser descrito no enunciado/comando). 
Lembrando  Noticia = fato, Reportagem = tema.

Para fazer uma boa noticia você deve seguir alguns passos:


Manchete expondo o fato;
Sub manchete opcional (para expandir a manchete);
No parágrafo de abertura, colocar as informações essenciais;
No segundo parágrafo desenvolver melhor o porque e como aconteceu, podendo utilizar discurso direto e indireto; 
não pode conter julgamentos de valor e opiniões; 
Não pode conter ironias, metáforas e ambiguidades;
Uso coerente da paragrafação.


Relato

Narração não inventada escrita ou oral sobre um acontecimento ou um fato acontecido, feita geralmente usando-se o passado, ou seja, apresenta várias marcações sequenciais cronológicas (indicando começo, meio e fim de uma ação passada).

Para se fazer um bom relato você deve seguir alguns passos, listados abaixo.

Título simples;
Narração de acontecimentos em sequência lógica e cronológica (procure não fazer idas e vindas no texto). Estabeleça um ponto de partida e um ponto de chegada;
Identifique as informações do texto de apoio que podem ser uteis na construção do texto e não as modifique;
Uso coerente de paragrafação;
O comando estabelecerá se o relato deve ser pessoal (vivenciados – portanto a linguagem usada deve ser na 1ª pessoa) ou presenciado (3ª pessoa).


Reportagem 

Texto jornalístico, que é veiculado pela imprensa, resultado de uma atividade jornalística que, consiste em adquirir informações sobre determinado assunto para transformá-las em texto informativo, geralmente, mais longo do que uma Notícia. Com ingredientes críticos. Uma reportagem precisa de cinco elementos fundamentais: QQQPCO (Quem, Que, Quando, Porque, Como e Onde). 

Para fazer uma boa reportagem você deve seguir alguns passos:

Uso coerente de parágrafos;
Pode conter julgamentos de valor ou opiniões;
Ainda no corpo da reportagem, utilizar dados estatísticos para comprovar as informações reunidas sobre o tema, bem como utilizar discursos diretos e indiretos de autoridades e/ou especialistas do assunto, de modo à mostrar credibilidade ao texto;
Presença obrigatória de manchete e sub-manchete;
No parágrafo de abertura, contextualizar o tema da reportagem, geralmente a partir de sua explicação;
Nos parágrafos seguintes, expor informações sobre o tema, de modo a informar o leitor.


Resposta Argumentativa 

É um gênero textual que circula na sala de aula e é base para outros gêneros textuais tais como Artigo de opinião, por trabalhar com argumentação. Faz-se uma pergunta, que o candidato deve responder por meio de uma sequência dissertativo-argumentativa em que se exponha uma tese, e em seguida a comprova pela exposição de fatos, dados, citações, pesquisas para, posteriormente, expandir os argumentos de modo a convencer o leitor.

Para fazer uma boa resposta argumentativa deve-se seguir alguns passos que se seguem. 

A resposta argumentativa não tem título;
Identificar as informações principais do texto quando estiver lendo o texto;
Escolher as informações que respondem ao comando;
Retomar a pergunta;
Comprovar os argumentos, por meio de exemplos, comparações, dados estatísticos etc.;
Usar linguagem formal;
Utilizar a 3ªpessoa

Resposta interpretativa 

É um gênero inventado, criado justamente para a circulação acadêmica. É a relação entre informações retiradas de um texto, de apoio, e a interpretação destas de modo coerente.
 Para fazer uma boa resposta interpretativa você deve seguir alguns passos:
- A resposta interpretativa não tem título;
Compreensão da temática e das ideias principais do texto de apoio fornecido pela enunciado/comando;
-Relacionamento das informações do texto de apoio;
-Interpretação da informação solicitada;
-Utilize seu conhecimento, de modo coerente, para expandir a interpretação da informação solicitada, desde que estejam de acordo com o tema em questão;
-Organização do texto da resposta, da ordem dos argumentos;


Texto instrucional

 É uma orientação, uma explicação, regra sobre como usar algo, ou de como agir etc... Grandes exemplos desse tipo de texto são as embalagens, manuais de instrução de jogos, bulas de remédios, folhetos informativos. Estes documentos possuem em sua maioria, ações objetivas afim de se atingir um determinado objetivo.  
 Para fazer um bom texto instrucional você deve seguir alguns passos:
- Título simples e objetivo (Ex: Como instalar um jogo);
- L
inguagem acessível;
- P
referência por verbos no modo imperativo, estabelecendo contato como leitor (Faça, Ligue, etc...);
- Preferência pelo modo dissertativo e não pela escrita em tópicos;
- Mecanismos coesivos sequenciais, articulando as dicas;
- Escolha de poucas e criativas dicas, justificando-as de modo convincente;


Resumo 

É a redução de um texto qualquer, mas mantendo intacto seu conteúdo. de forma coerente, sem utilização de marcas pessoais (que expressem opinião ou julgamento de valor), e muito menos informações extras. As informações em caso de resumo de coletânea, devem vir articuladas por mecanismos coesivos;
Em resumos de uma fonte, citar nome do autor, título do texto e veículo de publicação. 

Para fazer um bom resumo você deve seguir alguns passos:
- Não tem título;
- Selecionar as informações essenciais do texto de apoio;
- Organizá-las de maneira coerente, procurando manter a cronologia do texto original;
- Marcar a temática ( no texto de apoio) logo no início, bem como as fontes;
- Articular as informações com mecanismos coesivos;
- Usar 3ª pessoa;
- Reorganize as informações, levando em conta que o leitor não teve acesso ao texto;- Releia seu texto, verificando se conseguiu relacionar as informações e transformá-las em um texto e não em simplesmente um monte de informações sem sentido nenhum. 
- Faça uma conclusão.

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Edson