Cruz e Souza



Filho de escravos alforriados  João da Cruz e Sousa - - - Nossa Senhora do Desterro  (hoje não existe, hoje é Florianópolis) 24/11/1861 ----- MG 19/03/1898 -- 36 anos.
Conhecido como o “Cisne Negro” do Simbolismo Brasileiro, ele achou na arte um modo de explicar e demonstrar toda a dor de viver e de enfrentar os seus duros problemas de discriminação racial e social.
Em fevereiro de 1893, publicou Missal e logo depois no mês de agosto,  ele publicou Broquéis, e assim deu o início do Simbolismo no Brasil que vai ser a escola literária do momento até o ano de 1922. Ele é considerado como sendo um dos 4 melhores simbolistas do mundo. 

Existe uma espécie de separação dentro da obra do escritor, essa divisão foi proposta pelos críticos. A primeira divisão, que pode ser caraterizada como a primeira fase da obra de Cruz e Souza,  é onde ele escreve mostrando a dor e o sofrimento de ser um homem negro naquela época, e constantemente em sua obra ele mostra a sua dor pessoal diante de sua situação de desprezo,  pois realmente ele sofria muito, houve diversos casos que ocorreram com ele, como o fato dele não conseguir empregos com salários bons, ou até mesmo não conseguir emprego apenas pelo fato dele ser negro, e ele demonstra isso em sua obra principalmente em Broquéis e Faróis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da Postagem ou ficou com alguma duvida? Coloque aqui sua sugestão, dúvida ou agradecimento pela postagem.

Lembre-se:
* Qualquer comentário considerado ofensivo ou inadequado será imediatamente excluído!
*Não divulgue outros blogs ou páginas nos comentários

Edson