Cubismo é um movimento artístico criado no século XX, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque (nas artes plásticas) e se expandiu para a literatura. A obra "Les demoiselles d'Avignon", de Picasso, 1907 é conhecido como marco inicial do Cubismo.
O Cubismo é considerado como o movimento mais influente deste período. Com suas formas geométricas representadas, por cubos e cilindros, rompendo os padrões estéticos que valorizavam muito a perfeição das formas buscando uma imagem realista da natureza.
O Cubismo trata as formas da natureza utilizando figuras geométricas, representando as partes de um objeto (que estão em diversos planos) todos no mesmo plano, ou seja a imagem pode ser vista por todos os ângulos ao mesmo tempo. Representar o mundo com aparecia o mais real possível não era um compromisso dessa vanguarda.
Para Cézanne, a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros, mas os cubistas foram mais longe do que Cézanne, representaram os objetos em um mesmo plano. O pintor cubista tenta retratar as três dimensões de um objeto, em uma superfície plana, usando para isso formas geométricas, com um certo domínio de linhas retas, não mostra de fato mas sugere a estrutura dos corpos.
Evolução do movimento
Fase cezannista ou cezaniana - 1907 a 1909
Fase analítica ou hermética - 1909 a 1912 tem como característica a desestruturação da obra, decompondo-a em partes, o artista mostra todos os planos superpostos, dando uma visão total da figura, fragmentando ela.
Cubismo Sintético - 1911 reagindo a forma anterior, de fragmentação dos objetos e destruição estrutural, essa tendência buscou fazer as figuras serem novamente reconhecíveis, pode ser chamado de Colagem também, porque coloca letras ou palavras inteiras, números, madeiras, vidros e metal. Essa inovação se explica com a intenção de criar efeitos plásticos e não parar somente nos efeitos visuais, também sugere sensações táteis.
Características principais:
Geometrização das formas e volumes;
Renúncia à perspectiva;
O claro-escuro perde sua função;
Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
Sensação de pintura escultórica;
Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
Cores fechadas.
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Edson